O Acolhimento

A Associação Beneficente Encontro com Deus trabalha de forma preventiva evitando a desestruturação de famílias, prevenindo a situação de risco das crianças e adolescentes. Possui dois espaços de proteção para as crianças e adolescentes, junto com suas mães em Curitiba (PR). 

  

Casa 1 e Casa 2

  

Através do acolhimento às crianças junto com suas mães, a criança é retirada da situação de risco, sem romper o vínculo familiar. A proposta é proporcionar a família provisão das necessidades básicas, capacitação para inserção no mercado de trabalho para a mãe, acompanhamento psicológico e social para que em tempo hábil estejam retornando para sua moradia fora do acolhimento institucional. 

  

O objetivo do Serviço de Acolhimento Institucional está baseado no oferecimento de um serviço que minimize as consequências do acolhimento em si, onde crianças, adolescentes e mulheres podem ser retiradas do lar como uma medida de proteção. O efeito da medida pode, muitas vezes, ser danoso para a família. 

  

O desafio é analisar se o acolhimento institucional está realizando seu papel social, tendo clareza do que é disposto na lei e ainda considerando as imensas diferenças e históricos de cada usuário, regido pelo Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.  O encaminhamento para serviço de acolhimento é concebido como medida protetiva, de caráter excepcional e provisório (ECA Art. 92, Art.101), voltado ao superior interesse da criança e do adolescente e aplicada nas situações previstas no art. 98. 

* Retirado do Projeto Técnico do Acolhimento Institucional da ECD, de Luciana Santos, 2015.